top of page
Foto do escritorCamila Rizzaro

Você come por ansiedade? Como resolver esse problema?

Atualizado: 14 de ago.

Comer de maneira impulsiva e compulsiva é uma fuga da sensação angustiante de ansiedade e estresse. Entenda porque fazemos isso e de que maneira é possível amenizar essa compulsão.



Entenda: a resposta do organismo e da mente perante situações dolorosas é, naturalmente, a busca pelo prazer. Ou seja, não há nada de errado em procurar a comida quando se sente uma necessidade de alívio, prazer, afeto e acolhimento, porém, quando essa busca acaba se tornando constante e gera um comportamento compulsivo, acabamos excedendo o limite saudável deste equilíbrio que procuramos entre DOR x PRAZER.


EMOÇÃO

Quando esse limite saudável é excedido, pode-se dizer que você tenha o transtorno de compulsão alimentar? Não! O comportamento compulsivo pode ser apenas relacionado à busca de alimentos prazerosos (mais palatáveis) engatilhado pelo acúmulo de estresse, então a real problemática ainda é o motivo que causa essa emoção angustiante. O manejo de ambos deve ser feito em terapia, quando possível o acompanhamento com profissional, ou através do entendimento e acolhimento da angústia, antes de procurar a fuga ou alívio.


COMIDA

De qualquer forma, é possível ter cada vez mais consciência do que se busca através desse comer, dando mais propósito à esse momento!


Para isso, também é importante que tenha uma boa relação com a comida, pois quando existe a mentalidade restritiva de dietas, o medo e a culpa de comer de maneira genuinamente prazerosa, a compulsão pode ser agravada pela ansiedade gerada ao lidar com a comida e pela compensação sobre toda a negação de prazer.


Se ainda tem medo de comer pela constante necessidade de fazer dietas, saiba que é possível conquistar um melhor relacionamento com o comer através de tratamento e acompanhamento com uma Nutricionista Comportamental (conheça meu trabalho aqui). Você aprenderá comer de maneira saudável e equilibrada sem necessitar de uma dieta, respeitando seus sinais de fome e saciedade e acolhendo necessidades emocionais ou situações sociais e afetivas.



O QUE FAZER?

Para ter um momento mais consciente ao comer perante a ansiedade, sugere-se comer com atenção.

1. Ao sentir a necessidade de buscar algo gostoso para comer, observe qual a emoção que está te trazendo angústia.

2. Acolha esta emoção e a necessidade de alívio que precisa no momento;

3. Observe seu nível de fome para comer, majoritariamente, com o propósito de prazer. Por exemplo: se estiver com muita fome, claramente vai procurar comer com urgência, sem conseguir dar atenção e em quantidades maiores.

4. Procure o alimento que deseja e coma sem julgamentos, atentando-se ao sabor, textura, temperatura, aroma, ambiente e tudo aquilo de prazeroso que essa refeição pode te proporcionar.

5. Mesmo sem muita fome, deixe de lado a ideia de 'quantidade', pois ela será relativa a quanto está necessitando de prazer, certo? Então apenas observe o quanto e até quando essa comida está te trazendo o conforto que buscou.

4. Finalize contemplando se essa comida realmente serviu seu propósito ou o que poderia melhorar da próxima vez.


Cada vez que realizar uma movimentação mais consciente perante à comida em momentos de necessidade de alívio, você se acostumará a comer com mais proposito e calma, dando chance para quantidades menores satisfazerem, ao invés da busca cega e incessante pelo prazer.


Ainda, observe se sua alimentação tem sido prazerosa o suficiente ao longo do dia e se tem também comido com atenção à esse prazer, para que essa falta não se acumule quando finalmente se permite sentir prazer em comer.



IMPORTANTE: As dicas acima são generalizadas. Caso não se identifique, procure ajuda profissional para trabalhar esse comer emocional de maneira individual, pois outros fatores podem estar agindo e agravando o quadro. Se tiver dúvidas de como podemos trabalhar isso, entre em contato! Ficarei feliz de te acolher e te ajudar a comer de maneira equilibrada e saudável, considerando não só a saúde física, mas mental também.





9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Whatsapp
  • Grey Instagram Ícone
bottom of page